arranjos da materia
É a forma como os átomos se agrupam para formar os materiais.
2. Quais são os tipos de arranjos atômicos?
Desconsiderando as imperfeições que um material possui, existem três tipos de arranjos atômicos:
1° Sem ordem:
Os átomos não possuem ordem, eles preenchem aleatoriamente o espaço no qual o material está confinado. Este tipo de estado é denominado estado gasoso.
Ex: Ar, He, O, N, H,...
2° Ordenamento de curto-alcance:
Um material exibe ordenamento de curto alcance, se o ordenamento dos átomos se estende até os vizinhos mais próximos. Exemplo: Vidros, Polímeros;
Os materiais que exibem ordenamento de curto alcance são denominados amorfos. 3° Ordenamento de longo-alcance: o arranjo atômico se estende através de todo o material,os átomos formam um padrão regular, repetitivo, como grades ou redes.
Exemplos: Metais, semicondutores, muitas cerâmicas e em alguns casos, polímeros.
3. Como se dão as atrações interatômicas?
Elas resultam da interferência de ondas estacionarias e eletrônicas, isto é, do contato entre níveis e órbitas de elétrons, de dois ou mais átomos, ou seja, união que ocorre entre átomos para formar novas substâncias químicas.
4. Faça uma descrição dos tipos de ligações exemplificando-as.
Os tipos de ligações atômicas são as já vistas na química (iônica, covalente, metálica e secundárias de Van Der Waals). Os materiais macroscópicos, da engenharia civil, como pôr exemplo, a cerâmica, o aço, os plásticos, etc. Cada um deles se originou de um tipo de ligação atômica.
a)Ligação iônica : Atração mútua entre positivo e negativo (propriedades encontradas : Materiais isolantes, duros e quebradiços. Ex: cerâmica, cimentos , rebolos e sal de cozinha).
b)Ligação covalente : Compartilhamento de elétrons de átomos adjacentes. (propriedades encontradas: Também isolantes menos quebradiços. Ex: Plásticos).
c) Ligação metálica: Caracterizada pôr uma nuvem de