Metodologia: Como se faz uma tese
CURSO DE GEOGRAFIA
FICHAMENTO
Metodologia: Como se faz uma tese
Umberto Eco
TEMA PRINCIPAL TRABALHADO: O Que é Uma Tese e Para que Serve
OBJETIVOS: Esmiuçar desde os aspectos básicos de uma tese (a escolha do tema e do orientador, as técnicas de pesquisa e fichamento) até as regras de sua redação (chegando mesmo a minúcias de diagramação)
Capítulo 1: Que é Uma Tese e para que Serve p. 02-06
Eco faz uma descrição um tanto minuciosa sobre o que e uma tese e nomenclaturas acadêmicas. Dentro das nomenclaturas acadêmicas ele especifica em grosso modo o que são e o que as teses tem como conexão com tais. Nas teses, ele faz uma menção a originalidade, importância do assunto e a evolução do intelecto dentro da academia e seu amadurecimento ao escrever uma tese. Especifica e diferencia uma tese de compilação e uma tese de investigação, e suas diferenças, tais como a investigativa ser mais longa, fatigante e absorvente, e uma de compilação ser um exame de estudos já feitos e sintetizados na tese. No final da sua primeira parte, ele faz uma critica a sociedade e os sistema Acadêmico-Estado e sua relação com os acadêmicos, suas vocações e necessidades de uma licenciatura.
A obra aplica-se a vida daqueles que pretendem percorrer o caminho da pesquisa a fundo, restringindo ao público que pretende obter uma formação de qualidade, não apenas passar por uma universidade, mas fazer desse conhecimento sua carreira.
As utilidades de uma tese são duas, a primeira é uma pesquisa que demanda anos de aprofundamento, aproveitando oportunidades de utiliza-la na vida do pesquisador e a segunda forma é a utilização desta em algum seguimento local para o beneficiamento da cidade ou de organismos públicos ou privados.
Devem ser evitados temas ditados por professores, o tema deve ser definido pelo autor da tese. Esta deve conter: Respostas aos interesses do autor; Consulta acessível; Fontes de consulta de fácil manejo; Metodologia acessível