Concreto Estrutural Leve
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
CONCRETO ESTRUTURAL LEVE – UTILIZAÇÕES, VANTAGENS E DESVANTAGENS
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Metodologia de Pesquisa Científica na Engenharia do Curso de ENGENHARIA CIVIL da Faculdade Brasileira – Univix, como requisito parcial para avaliação.
Orientador: Symone de Deus Miranda Gonçalves.
VITÓRIA/ES
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
1 INTRODUÇÃO
Durante todo o século XX o concreto foi o material mais usado no ramo de construção civil principalmente pelo fato de esse ser usado durante varias etapas de uma obra, e levando em consideração o atual cenário de franca expansão imobiliária em todo o mundo mas principalmente no Brasil e no Espírito Santo sua utilização tende a crescer ainda mais.
Os concretos tradicionais feitos de cimentos Portland, agregados e água apresentam várias carências e devido a estas carências e a necessidade de maior eficiência desse material fizeram com que os estudos de novas tecnologias buscassem algo que solucionasse tais problemas assim surgiu os concretos especiais.
O Concreto Estrutural Leve é um exemplo desses concretos especiais, muito utilizados em várias partes da engenharia civil principalmente na construção de pontes, plataformas e peças pré-fabricadas.
1.1 PROBLEMA
A situação problema motivadora dessa pesquisa foram as diversas carências dos concretos convencionais principalmente relacionados a sua grande massa específica e seu alto custo na utilização em alguns projetos.
1.2 OBJETIVOS DA PESQUISA
1.2.1 Objetivo Geral
Estudar e avaliar as qualidades do Concreto Estrutural Leve identificando onde este pode ser usado e principalmente onde seu uso tem real importância e é economicamente viável.
1.2.2 Objetivo Específico
Definir o que é Concreto Estrutural Leve e seus componentes;
Identificar e descrever o processo de produção desse concreto;
Conhecer suas aplicações e suas propriedades.