Desafio Administraçao
Conforme Tavares (2000), o negócio de uma organização precisa ser definido considerando-se duas dimensões: os desejos ou necessidades de quem se pretende satisfazer e a disponibilização de competências e habilidades para satisfazê-los. Satisfazer parcelas de consumidores ou usuários é o negócio de qualquer organização, tanto pública como privada, com ou sem finalidade lucrativa.
O novo negócio proposto neste trabalho trata-se da abertura de uma empresa fornecedora de componentes para as indústrias fabricante de moldes e matrizes no estado do Rio Grande do Sul.
A identificação de uma oportunidade se da, através da constatação de uma necessidade, a partir desta constatação é que se define a proposta de um novo negócio, e para abrir este novo negócio é necessário planejamento e é imprescindível coletar informações do mercado, clientes, concorrentes e fornecedores, para verificar a viabilidade do negócio proposto.
1.1 contextualização
Criar uma empresa fornecedora de componentes para as empresas fabricantes de moldes é grande oportunidade de negócio visto que conforme pesquisas apresentadas, a região sul do Brasil comanda 30% do mercado nesta área e Caxias do Sul é um dos pólos industriais de moldes, conforme pesquisa realizada no site da ABFER – Associação Brasileira dos Ferramenteiros.
Fornecer componentes padrões e possibilitar as fabricantes de moldes o acesso há novas tecnologias, que como se sabe hoje há uma carência do mercado nacional na obtenção destes tipos de componentes de tecnológicos, as quais não conseguem encontrar itens diferenciados, que não possam ser comprados em prateleiras e que dependam de estudo e pesquisa e ainda encontram dificuldade de acesso em outros países.
Trata-se basicamente de uma empresa fornecedora de componentes padrões (pinos, buchas, lâminas e molas) e não padrão, que atualmente podem ser fabricadas com tecnologia inexistente no Brasil, o processo enquadra-se em uma tecnologia chamada Rapid