arquivologia
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA
ESTUDO DE PÚBLICO DA INFORMAÇÃO
Ana Karolina Lopes Dalfior
Denize Laureano Rocha
O usuário como agente no processo de transferência dos conteúdos informacionais arquivísticos
(Lucia Maria Velloso de Oliveira)
Professor Inaldo Nascimento Conceição VITÓRIA
2014
O texto de Lucia Maria Velloso de Oliveira trata de como acontece a interação usuário-informação arquivística na sociedade atual, diante da dinamicidade apresentada pelas novas tecnologias – principalmente a partir dos anos 90 – e das exigências constantes e crescentes dos usuários, que precisam de processos arquivísticos cada vez mais ágeis.
Se por um lado as inovações tecnológicas auxiliam o arquivista nos processos de recuperação da informação e no oferecimento de um serviço mais eficiente, por outro, também capacita os usuários a ficarem mais criteriosos aos serviços que precisam e, assim, também forçam os arquivistas a se renovarem, modernizarem para sempre oferecerem um serviço compatível com as possibilidades do mercado.
A autora analisa o uso e os usuários da informação arquivística e a nova missão que surge no contexto contemporâneo de arquivo como produtor de conhecimento. A autora também salienta a funcionalidade do ambiente WEB:
“Ainda, devemos considerar que o ambiente WEB provoca nos serviços arquivísticos uma ampliação de suas perspectivas, para além de seus depósitos e salas de consulta, produzindo uma dimensão virtual. Inserem-se nesse contexto os usuários tradicionais e ocasionais destes serviços, com expectativas e demandas inerentes à contemporaneidade. Diante dessa realidade, os arquivistas identificam a necessidade de conhecer o usuário da informação arquivística e de produzir conhecimentos sobre a temática.” (OLIVEIRA, 2006)
Oliveira utilizou embasamento teórico de COOK, THOMASSEN, SILVA,