Arquivologia
II.
Conceitos Fundamentais de Arquivologia;
Arquivologia:
Teoria das Três Idades.
2º Bloco
I.
II.
III.
IV.
Organização dos Arquivos Permanentes;
Gerenciamento de Informação Arquivística;
Planejamento do Sistema de Arquivamento;
Fase do Gerenciamento de Informação.
3º Bloco
I.
II.
Métodos de Arquivamento;
Diagnóstico e Avaliação Documental.
4º Bloco
I.
II.
Avaliação;
Protocolos.
5º Bloco
I.
Exercícios Relativos ao Encontro.
1º Bloco
Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.
I.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ARQUIVOLOGIA
Diferenças entre: Biblioteca, Museu e Arquivo.
É comum encontrar pessoas que pensam que um cervo arquivístico, bibliográfico e museológico sejam basicamente a mesma coisa, o que é errada, já que são coisas distintas.
II.
ARQUIVOLOGIA
A arquivologia estuda os princípios e as técnicas utilizadas para organizar, produzir, guardar, preservar e utilizar os arquivos. Dessa forma, temos como princípios arquivísticos: proveniência, organicidade, indivisibilidade, unicidade e cumulatividade.
Proveniência:
É o princípio fundamental da teoria arquivística. Assim, segundo esse princípio os arquivos devem ser organizados respeitando a origem dos documentos, também chamados de fundos dos documentos. Portanto, a partir desse princípio que nasce a ideia de custodia territorial, ou seja, o arquivo deve ser mantido no território de origem.
Organicidade:
Esse princípio diz que os arquivos devem refletir a estrutura da organização ao qual pertencem, ou seja, funções e atividades mantendo as relações internas e externas.
Indivisibilidade:
Está intimamente ligado ao princípio da proveniência, já que ele trata que nenhum arquivo deve ser