variaveis superglobais
Descrição
$HTTP_USER_AGENT
Informa-nos principalmente sobre o sistema operativo e tipo e versão do navegador utilizado pelo cibernauta. A sua principal utilidade radica em que, a partir desta informação, podemos redirecionar os nossos usuários para páginas otimizadas para o seu navegador ou realizar qualquer outro tipo de ação no contexto de um navegador determinado.
$HTTP_ACCEPT_LANGUAGE
Retorna-nos a ou as abreviações da língua considerada como principal pelo navegador. Esta língua ou línguas principais podem ser escolhidas no menu de opções do navegador. Esta variável torna-se também extremamente útil para enviar o cibernauta às páginas na sua língua, se é que existem.
$HTTP_REFERER
Indica-nos a URL com a qual o cibernauta teve acesso a página. Muito interessante para gerar botões de "atrás" dinâmicos ou para criar os nossos próprios sistemas estatísticos.
$PHP_SELF
Retorna-nos uma cadeia com a URL do script que está a ser executado. Muito interessante para criar botões para recarregar a página.
$HTTP_GET_VARS
Trata-se de um array que armazena os nomes e os conteúdos das variáveis enviadas ao script por URL ou por formulários GET.
$HTTP_POST_VARS
Trata-se de um array que armazena os nomes e os conteúdos das variáveis enviadas ao script por meio de um formulário POST.
$HTTP_COOKIES_VARS
Trata-se de um array que armazena os nomes o os conteúdos das cookies. Veremos o que são mais tarde.
$PHP_AUTH_USER
Armazena a variável usuário quando se efetua a entrada a páginas de acesso restringido. Combinado com $PHP_AUTH_PW é ideal para controlar o acesso às páginas internas do site.
$PHP_AUTH_PW
Armazena a variável password quando se efetua a entrada a páginas de acesso restringido. Combinado com $PHP_AUTH_USER é ideal para controlar o acesso às páginas internas do site.
$REMOTE_ADDR
Mostra o endereço IP do visitante.
$DOCUMENT_ROOT
Retorna-nos o path físico no qual se encontra alojada a página no servidor.
$PHPSESSID
Guarda o