Passagem de parâmetros via GET e POST em PHP/MySQL
Ao desenvolvermos sites que devem trabalhar com dados, geralmente temos a necessidade de passar alguns valores(parâmetros) de uma página para a outra, para podermos, então, realizar operações como consultas e inserções no banco de dados, autenticação de usuários, etc.
No HTML os métodos utilizados para isso são o GET e POST.
Dados enviados pelo método GET, passam seus valores pela URL. Esses valores são acessados pela “superglobal” de coleção $_GET.
Dados enviados pelo método POST, passam seus valores codificadas dentro do próprio “submit”. Podemos obter o valor das variáveis usando a coleção $_POST associadas à os nomes dos elementos do formulário como campos input, select e textarea. Portanto, se tivermos um formulário usaríamos os nomes dos atributos NAME como chave de nosso envio.
O PHP armazena as variáveis vindas por GET e por POST em vetores associativos (vetores cujos índices são strings).
GET
É o mais simples para se usar.
Exemplos: (Pagina com link contendo o endereço e o parâmetro a ser enviado, via GET)
Exemplo GET 01
Ao clicar no link
Exemplo GET 02
A interrogação indica o fim do endereço e o início da declaração dos nossos parâmetros que serão passados. Neste caso, a página “recebe.php” receberá um parâmetro na variável “mensagem” com o valor “Enviando Variáveis”.
Código
Pagina
Codigo
Index.php
OBS.:
Você não pode passar tudo que é informações usando o método GET (pela URL/LINK)
Duas explicações básicas:
1. Tamanho: Como os valores são passados pela URL, há um limite para o número de bytes que serão enviados. Você poderá enviar no máximo 1024 caracteres, o que limita bastante suas possibilidades com esse método.
2. Sobre segurança: Como nesse método os dados são visíveis ao usuário, não é bom que se passe informação confidenciais via GET. Imagine você, navegando em um site, e de repente você vê a sua senha passeando pela URL. E o pior, sendo