Arquitetura
O planejamento urbano é um campo multidisciplinar que tem como objetivo a ampliação da compreensão e atuação integral da cidade (ou parcela dela). Cabe a ele dar respostas às questões físico-territoriais, com preocupações como organização do espaço e a configuração do ambiente construído.
O desenho urbano, essencialmente físico- ambiental tem como produto mais característico a concepção espacial expressa no projeto urbano. O desenho pressupõe um conhecimento interdisciplinar e seus produtos mais característicos estão voltados, por exemplo, para a recuperação de áreas degradadas, para reformular o sistema viário, etc.
2. Desenvolvimento deve ser entendido como um conjunto de princípios, diretrizes e normas que norteiam a ação do poder público e da sociedade em geral, na produção e gestão das cidades. A existência de um projeto nacional de desenvolvimento econômico e social, a integração de políticas setoriais, políticas territoriais, o controle social e a destinação de recursos financeiros são fundamentais no combate da desigualdade social existente.
Planejamento urbano é uma atividade que remete sempre ao futuro. É uma forma de tentar prever a evolução de um fenômeno ou processo e a partir disso, procurar se precaver contra problemas e dificuldades. Já a gestão urbana é uma atividade que remete ao presente. Ela é a administração de determinadas situações dentro de uma conjuntura. Portanto, a diferença básica entre elas é o horizonte temporal de cada uma. Portanto, podemos defini-las como interdependentes. O grande desafio do planejamento é de fazer prognósticos, ou seja, de refletir e