Arquitetura
Arquiteto:
-
tecton, em grego, designava um artífice ligado à construção de objetos por junção de peças; arqui, prefixo que indica superioridade.
-
Arquitetura:
Aurélio:
Arte de criar espaços organizados e animados, por meio do agenciamento urbano e da edificação, para abrigar os diferentes tipos de atividades humanas. Sob o ponto de vista Antropológico, marca a intervenção do homem no espaço. Seus costumes, técnicas e formas de organização.
Praça de São Pedro – Roma - Itália
ARQUITETURA
ARTE
Reflexo de intenção plástico-formal baseada em preceitos organizacionais e técnicos onde predomina características como: ritmo, proporção, escala, equilíbrio, dentre outros.
ARQUITETURA
LIMITAÇÕES TÉCNICAS
Arte e Técnica: a palavra arte vem do latim “ars-artis”, cujo termo equivale em grego à palavra “techne”. Para os antigos não havia diferença entre fazer algo belo ou tecnicamente correto.
ARQUITETURA e ENGENHARIA
A grande diferenciação entre a Arquitetura e as outras artes é justamente o aspecto técnico. Na Arquitetura como arte a preocupação técnica antecede a estética. É ela que vai limitar ou ampliar a expressão artística.
ARQUITETURA
ASPECTO FUNCIONAL
Na Arquitetura arte e função são indissociáveis. O uso a que se destina o edifício é fator determinante em sua forma.
OS SISTEMAS DA ARQUITETURA
“Os Dez Livros da Arquitetura” Vitrúvio (séc. I A.C.)
Tratado sobre Arquitetura que inspirou autores do Renascimento até o século XIX.
VITRÚVIO
(séc I a.c.)
Sistemas da Arquitetura: Características: - Solidez (firmitas); - Utilidade (utilitas); - Beleza (venustas).
Sistemas da Arquitetura
Solidez: refere-se aos sistemas estruturais, ao envoltório físico, às tecnologias,à qualidade dos materiais utlilizados; Utilidade: trata da composição dos espaços, estes devem atender aos requisitos físicos e psicológicos dos usuários; Beleza: refletem as preocupações estéticas ao se