Ad1 formação econômica brasileira
Período - 2013/1º
Disciplina: FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA
Coordenador:
Pesquise no material didático recomendado para o curso e discuta as seguintes questões:
1. Quais as principais diferenças entre o sistema de parceria e o sistema de colonato na utilização do imigrante na produção exportadora de café no Brasil? (3,0 pontos)
As principais diferenças entre o sistema de parceria e o colonato são: A questão dos custos da viagem e da estadia, que no sistema de parceria corriam por conta do imigrante gerando um acúmulo de dívidas que tornava sua vinda pra o Brasil altamente custosa e praticamente impagável, enquanto no colonato com os subsídios do Estado financiando a vinda dos imigrantes se tonou mais viável e propiciou condições mais favoráveis no fluxo migratório.
O sistema do colonato não impunha condições de vida tão degradantes aos imigrantes já que além do pagamento de sua viagem ser subsidiado pelo governo eles também recebiam um sistema de remuneração misto, no qual os imigrante recebiam uma parte do pagamento sobre participação na venda do café e outra parte em salário fixo anual, além de uma fatia de terra para o plantio de artigos para subsistência.
2. Analise as principais medidas adotadas no governo Campos Sales para deter a recorrente desvalorização cambial que marcou a economia brasileira no final do século XIX. (4,0 pontos)
Campos Salles em sua política econômica visava principalmente obter novos recursos externos para resolver os problemas de solvência nas finanças públicas. Ao tomar posse foi a Europa em busca desses recursos; assinou o II Funding Loan, negociando a divida externa brasileira com condições mais favoráveis de pagamento; baseou sua política na valorização da moeda nacional, a fim de fortalecer a política interna garantindo assim condições para o pagamento da dívida externa; No campo fiscal, foi aplicada a sobretaxa sobre os produtos importados: a tarifa ouro, que