Ad1 Forma o Economica Brasileira
Disciplina: FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA
Pesquise no material didático recomendado para o curso e discuta as seguintes questões:
1. Associe: aumento da produção interna no Brasil-aumento dos interesses da elite-crise do antigo sistema colonial.
2. Discuta a importância da utilização do imigrante na produção cafeeira sob o sistema de colonato e o início da industrialização no Brasil.
3. Examine os determinantes do ciclo vicioso da desvalorização cambial que marcou o início da República Velha no Brasil.
Gabarito AD1
1) O aumento da atividade econômica interna no Brasil (e a consequente consolidação de uma nova elite cujos interesses concentravam-se na colônia) entra em choque com as bases do pacto colonial imposto por Portugal. No plano externo, os efeitos da Revolução Industrial (cada vez mais visíveis na Europa), e a necessidade de busca e incorporação de novos mercados pelas unidades industriais em formação.
2) Relacionar a imigração, sobretudo dos países europeus para o Brasil, na condição de colono com a monetização das relações de trabalho (pagamento de salários, ainda que parcialmente) tendo como resultado a formação de um mercado interno mais importante – a elevação da demanda interna por bens industrializados, ainda que de consumo corrente, estimulou a formação das primeiras plantas industriais no Brasil.
3) O ciclo vicioso de desvalorização cambial transformava a queda de receita externa (em moeda estrangeira) das exportações de café em elevação das receitas em moeda nacional.Desta forma, havia um constante estímulo para novo aumento da produção e queda do preço internacional o que, novamente, reduzia ass receitas de exportação (destacar a inelasticidade –preço da demanda e a participação brasileira no mercado internacional de café).