AD1 FEB 2015-1
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação à Distância – AD1
Período - 2015/1º
FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA
Coordenador: PROF. ALEXIS TORIBIO DANTAS
Aluno (a): MICHEL ALVES KIMMEIGS Matr: 15115060380
Polo: SAQUAREMA
Boa Prova!!!
Pesquise no material didático recomendado para o curso e discuta as seguintes questões:
1. Explique a seguinte afirmativa: “Com a descoberta de ouro, iniciou-se um novo ciclo na economia colonial, intensificando as relações entre metrópole e colônia. A mineração do ouro tornou-se o centro das atenções de Portugal, de onde partiram fluxos emigratórios importantes para a colônia. As demais atividades econômicas entraram em declínio, ocorrendo o empobrecimento e o despovoamento das regiões onde se localizavam”.
RESPOSTA
A intensificação das relações entre metrópole e colônia pode ser explicada pela mudança da capital da colonial de Salvador para o Rio de Janeiro, uma vez que as regiões mineradoras estavam localizadas longe da costa, principalmente em relação a antiga capital colônia.
Outro fato que justificava essa intensificação de relações, foi o fato de que o desequilíbrio da balança comercial que Portugal tinha com a Inglaterra, devido ao tratado de Methuen, pôde ser compensado através da transferência da produção para a Inglaterra.
Essa intensificação também justificou-se pelo rápido crescimento da produção de ouro, uma vez que as reservas eram de aluvião, bem como pela geração de uma grande expectativa da durabilidade das reservas. Expectativa essa infundada, devido a falta de possibilidade de estimar sua reserva.
Tal expectativa, justificou fluxos emigratórios da metrópole para a colônia, de não somente trabalhadores, mas também de comerciante que