Arquitetura
Circulo = União, força, harmonia entre povos. Introdução O descuido do homem com o meio ambiente esta provocando situações irreversíveis no nosso ecossistema. Os sistemas industriais, a produção acelerada para um crescimento econômico, o desmatamento, a exploração excessiva de recursos naturais, tudo isso vêm destruindo o mundo a nossa volta.
“Mesmo agora, ainda há tempo para mudar nosso caminho em direção a práticas mais sustentáveis. Só é preciso uma mudança na nossa consciência... A essência do desenvolvimento sustentável é atender as necessidades do presente sem comprometer a habilidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades. Crescer sem destruir. O contato com a natureza, por outro lado, nos ajuda a experimentar uma atmosfera calma, de paz, pura e verdadeira.... Estimula o contato com a parte mais bela de cada um, abrindo espaço para mergulhos mais profundos no ser, para a redescoberta e reconhecimento de nossos valores.” (INSTITUTO VIVENDO VALORES, 2007).
O ambiente natural tem sido modelado em pelo homem e a harmonia entre homem e natureza foi rompida devido ao descontrolado crescimento do mercado imobiliário e as conseqüências da expansão urbana. Tudo isto gerou a desqualificação dos espaços urbanos e o comprometimento do meio ambiente.
O modelo social capitalista é um dos fatores que tem perpetuado esta situação, pois este passou a usar a natureza de maneira predatória, comprometendo os recursos naturais e gerando estruturas e resíduos que podem colocar em risco à sobrevivência do ser humano e sua existência.
Quando entendemos a atual situação das nossas cidades, podemos então analisar alternativas viáveis para serem implementadas em um modelo ambiental urbanístico sustentável.
O presente trabalho propõe um bairro no município de Carmo do Paranaíba, com diretrizes baseadas na sustentabilidade do ambiente urbano, devendo portanto levar em consideração aspectos como cidadania, espaço