Macronutrientes
O organismo humano necessita de nutrientes para que possa manter o corpo funcionando. Esses nutrientes fornecem energia e componentes fundamentais para o crescimento e manutenção do corpo. Estão divididos entre macro e micronutientes.
Os macronutrientes são aqueles que constituem a maior parte da dieta alimentar e são responsáveis por fornecer a energia necessária para manter o corpo. No grupo dos macronutrientes encontram-se os carboidratos, as proteínas e os lipídios ou gorduras. O equilíbrio alimentar depende da proporção ideal entre eles.
Carboidratos
São uma das principais fontes para a produção de energia e responsáveis por diversas funções do metabolismo. Este macronutriente é encontrado abundantemente na maior parte de alimentos como os grãos, vegetais e açúcares. De acordo com Krause, (2011:42-45) os carboidratos são compostos quimicamente de carbono, hidrogênio e oxigênio e podem ser categorizados como monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
Para Jim Mann e A. Stewart Truswell (2007:19);
As fontes principais de carboidratos em todo o mundo são cereais (trigo, arroz, milho, cevada, aveia, centeio, painço e sorgo), raízes comestíveis (batatas, mandioca, inhame, batata doce e tubérculo de taioba), cana-de-açúcar e beterraba, leguminosas, vegetais, frutas e laticínios.
Proteínas
As proteínas são os constituintes básicos da vida e seu nome deriva da palavra grega “proteios” que significa “em primeiro lugar”. São compostos de carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio e quase todas apresentam enxofre, algumas apresentam elementos adicionais, como fósforo, ferro, zinco e cobre.
Entre suas principais funções podemos citar: reparar as proteínas corpóreas gastas, resultantes do continuo desgaste natural que ocorre no organismo; constroem novos tecidos; são fontes de calor e energia; contribuem para diversos fluidos e secreções corpóreas essências entre outras funções.
Lipídios Os