Arquitetura
A localidade possui um tipo climático mega-térmico úmido a subúmido com moderado déficit de verão (C2 S A’ a’).
A região em estudo está localizada no município de Aracaju e apresenta uma variação pluviométrica mensal de 49,0 mm na mínima de 315,0 mm na máxima correspondendo respectivamente a Dezembro e a Maio, com freqüências mensais de 3,07% e 19,72%.
Os principais pontos de acesso à natureza são os dois calçadões, nas duas extremidades, que são bem arborizados, e o acesso ao mangue e ao Rio Poxim.
A bacia do Rio Poxim está situada no Estado de Sergipe .Esta bacia possui uma extensão de aproximadamente 9 km, com cerca de 100 m de largura e profundidade média de 2 m e um formato alongado na direção Leste - Oeste. Limita-se ao sul com o rio Vaza Barris e Pitanga e com o Rio Sergipe ao Norte. A Leste localiza-se o ponto onde o rio desemboca no rio Sergipe, a oeste situa-se a Serra comprida, onde se encontram as cabeceiras do Rio Poxim Açú e do Rio Poxim Mirim (com áreas de 124km 2 e 70,5 km2 respectivamente).
2. Análise Morfológica:
a) Imagem Aérea:
b) Planta de figura-fundo do bairro (em anexo):
Pode-se observar, da análise da planta de figura-fundo que o Inácio Barbosa é um bairro de desenvolvimento heterogêneo. Isto se deu devido às diferentes etapas e formas, de seu crescimento. Inicialmente, na área central da figura, fica visível a existência de um planejamento urbano, com quadras bem demarcadas, vias organizadas e lotes bem distribuídos. Na área menos adensada da figura nota-se que houve uma ocupação que reflete um loteamento mais espaçado, que premeditava o uso por indústrias e edifícios institucionais.
No canto esquerdo da imagem e na margem do rio Poxim fica perceptível que a ocupação se deu desordenadamente, resultando em um agrupamento de edificações bem mais adensada.
c) Skyline do bairro (em anexo): Foi adotada, como referência para a skyline do bairro Inácio Barbosa, a Avenida