Ética na medicina
- Algumas normas éticas que devem ser seguidas pelos médicos :
1- A Medicina deve ser exercida sem discriminação de qualquer natureza.
2- O médico deve manter segredo quanto às informações confidenciais de que tiver conhecimento no desempenho de suas funções. O Mesmo se aplica ao trabalho em empresas, exceto nos casos em que seu silêncio prejudique ou ponha em risco a saúde do trabalhador ou da comunidade.
3- O médico deve empenhar-se para melhorar as condições de saúde e os padrões dos serviços médicos e assumir sua parcela de responsabilidade em relação à saúde pública.
4- O médico deve ter, com seus colegas, respeito, consideração e solidariedade, sem, contudo, eximir-se de denunciar atos que contrariem os postulados éticos à Comissão de Ética da instituição em que exerce seu trabalho profissional.
5- A Medicina não pode , em qualquer circunstância, ser exercida como comércio.
6- O médico investido em função de direção tem o dever de assegurar as condições mínimas para o desempenho ético-profissional da Medicina.
- Ser antiético na medicina é:
1- Discriminar o ser humano de qualquer forma ou sob qualquer pretexto.
2- Participar da prática de tortura ou de outras formas de procedimento degradantes, desumanas ou cruéis, ser conivente com tais práticas ou não as denunciar quando delas tiver conhecimento.
3- Usar da profissão para corromper os costumes, cometer ou favorecer crime.
4- Efetuar qualquer procedimento médico sem o esclarecimento e consentimento prévios do paciente ou de seu responsável legal.
5- Desrespeitar o interesse e a integridade do paciente.
6- Fornecer meios, instrumentos, substâncias ou conhecimentos que facilitem a prática de