Nove áreas de conhecimento da gestão de projetos
CRIAÇÃO E VIABILIDADE DE PROJETOS E GERENCIAMENTO DE PROJETOS
SÃO PAULO – 2012
Quais as nove áreas de conhecimento da gestão de projetos, e qual delas em sua opinião é a mais importante?
As nove áreas da gestão de projetos são:
1. Escopo: Processo que defini e documenta o projeto desenvolvendo uma descrição detalhada do produto, formalizando a aceitação das entregas e monitorando o estado do projeto gerenciando mudanças. Consiste em coletar requisitos, criar EAP – Estrutura analítica do projeto, definir, controlar e verificar escopo.
2. Tempo: Processos que identificam atividades que precisam ser realizadas para entrega do projeto, documentando as dependências, estimando o tipo e quantidade de recursos, bem como períodos de trabalho para o término das atividades do cronograma, analisando os recursos necessários, as restrições, durações e seqüência de atividades, monitorando o estado do projeto para atualizar o progresso e gerenciar mudanças no cronograma. Consiste em definir atividades e suas sequencias, estima recursos e durações das atividades, desenvolve e controla cronogramas.
3. Custo: Processo que desenvolve uma aproximação dos recursos financeiros necessários para as atividades do projeto, agregando custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho, monitorando o estado do projeto para atualizar o orçamento e gerenciar mudanças no custo, Consiste em estimar e controlar custos, determinando orçamentos. 4. Qualidade: Processo de identificar padrões, normas ou requisitos de qualidade do projeto e produto, auditando requisitos de qualidade, monitorando e registrando resultados da execução do plano de qualidade para avaliar desempenho e recomendar as mudanças necessárias. Consiste em planejar qualidade, realizar garantia e controle de qualidade.
5. Recursos Humanos: Processo de identificar e documentar funções, responsabilidades, habilidades requeridas, relações hierárquicas do projeto, plano de