Arquitetura E Significado
O objeto/edifício é todo e qualquer objeto que provoca algo para alguém, se comunica com quem a observa, seu principal significado é o uso, para que serve ou para quem.Sua primeira função é a utilitária e a segunda, simbólica.
Emitindo alguma filosofia ou ideologia de forma física, concreta e construída, assim todo edifício tem sua personalidade.
Uma função indispensável da arquitetura é provocar emoções, o valor simbólico é perceptivo não só no objeto e nas suas relações com outros objetos, mas também na relação do objeto e de quem o utiliza. O mesmo ocorre com o valor estético.
Todo processo significativo tem base nas relações funcionais que se estabelece entre os elementos, de objetos ligados a outros objetos.
O significado não existe, é um processo criativo, essa ação pode ser rápida ou necessitar de muita discussão. De qualquer maneira, um significado se cria associando contexto, conexão ou situação.
É fácil analisar os aspectos práticos de um edifício como: adequação ao uso, respeito ao programa proposto, implantação no terreno, acessos, circulações, bom emprego dos materiais, custo, facilidade de manutenção, correção dos detalhes, funcionamento, economia das instalações, controle de luz, som, calor, etc.
Sempre terá para esses fatores, modos de calcular o qualificativo razoavelmente seguro do edifício.
Temos conhecimento que as mudanças da forma arquitetônica são explicadas por mudanças sociais: o declínio do Império Romano, final da Idade Média, Renascimento, Classicismo, Movimento Moderno, primeira revolução industrial, etc. Causaram mais imaginação dos arquitetos, assim aumentando seu repertório e aumento de recursos ao longo do tempo.
A forma arquitetônica tem seu inicio no feito de projetar. Ao projetar o arquiteto tem sempre contato com formas, que são seu meio de expressão. A estética da forma trata de proporção, equilíbrio, ritmo, espaço, cheios e vazios, sombra, volume.
O arquiteto tem total controle do edifício durante