Filosofia Resumo Arminda
A filosofia, é entendida como aspiração pelo conhecimento racional lógico e sistémico da realidade natural e humana. A principal contribuicao desses primeiros pensadores ao desenvolvimento do pensamento filosofico, e podemos dizer tambem cientifico, encontra-se em um conjunto de nocpes que tentam explicar a realidade e que constituirao em grande parte. Podemos reconhecer nesses pensadores as raizes de conceitos constitutivos de nossa tradicao filosofico-cientifico. No presente trabalho irei fazer um breve resumo sobre filosofia antiga.
O surgimento da filosofia na Grécia Antiga
Aristóteles, no seu livro I da Metafísica, definiu Tales de Mileto como o primeiro filósofo no sec. VI. Ao caracterizar uma forma específica do homem tentar entender o mundo que a cerca, isto não quer dizer que anteriormente não houvesse também outras formas de se entender essa realidade. É precisamente a especifidade do pensamento filosófico - cientifico que tentaremos explicitar aqui, constatando-o com o pensamento mítico que lhe antecede na cultura grega.
Noções fundamentais do pensamento filosófico - cientifico
A principal contribuição dos primeiros pensadores ao desenvolvimento do pensamento filosófico - científico, encontra-se em um conjunto de noções que tentam explicar a realidade e podemos reconhecer nesses pensadores as raízes de conceitos constitutivos de nossa tradição filosófico - cientifico.
O carácter crítico
Um dos aspectos mais fundamentais do saber que se constitui nessas primeiras escolas de pensamento na escola jónica, é seu carácter crítico. Isto é, as teorias ai formuladas não eram de forma dogmática, não eram apresentadas como verdades absolutas e definitivas, mas como passíveis de serem discutidas, de suscitarem divergências e discordâncias, de permitirem formulações e propostas alternativas.
Os filósofos pré - socráticos
A filosofia dos prés – socráticos é basicamente cronológica e designa os primeiros filósofos,