arquitetura sustentavel
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
CAROLINE CARDOSO OLIVEIRA MATOS
JONATHA MATIAS
LUÍS FERNANDO DOS SANTOS
NATASHA APÓSTOLO CORRÊA
RAFAEL PENELUC FERREIRA
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
ARQUITETURA SUSTENTÁVEL
Aracaju
2014
CAROLINE CARDOSO OLIVEIRA MATOS
JONATHA MATIAS
LUÍS FERNANDO DOS SANTOS
NATASHA APÓSTOLO CORRÊA
RAFAEL PENELUC FERREIRA
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
ARQUITETURA SUSTENTÁVEL
Pesquisa bibliográfica apresentada como requisito parcial de avaliação da disciplina de Práticas Investigativas II, ministrada pelo Prof. Alysson Santos de Jesus, no 2 semestre de 2014.
Aracaju
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .
2 METODOLOGIA DA PESQUISA
3 REFERENCIAL TEÓRICO
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIA
1 INTRODUÇÃO
A arquitetura sustentável ou arquitetura verde consiste em uma nova visão em relação à maneira de elaborar e construir empreendimento que visem à redução dos problemas ambientais, unindo a tecnologia com a natureza e o ecologicamente correto com a beleza. A finalidade dos projetos sustentáveis é prover uma construção com conforto físico e agradável, buscando escolher materiais ambientalmente corretos, implantar tecnologias que reduzam o consumo de água, uso de energias renováveis, estratégias de ventilação natural, entre outros. Integrando de forma harmônica, a estética, o conforto e a qualidade de vida, com o mínimo de impacto.
Ainda convém lembrar que a construção sustentável depende de um esforço conjunto entre profissionais. O arquiteto, neste processo, tem como responsabilidade a elaboração de um projeto que contribua para a otimização dos recursos da obra, buscando novas soluções pautadas nos aspectos ambientais, sociais, técnicos e econômicos. É a partir de um projeto que se determina as intervenções que poderão integrar obra e meio ambiente, proporcionando a