Arquitetura Residencial - Período Colonial
Ouro Preto - MG. Casario da Praça Tiradentes e Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
A Origem da Arquitetura Colonial
No Brasil, a Arquitetura Colonial é caracterizada pela arquitetura realizada no atual território brasileiro desde 1500 até a independência em 1822. Reflete a influência portuguesa, porém com adaptações ao clima tropical. Os mais duradouros exemplos desse estilo, são encontrados nas Igrejas e Mosteiros das cidades mais antigas, porém de maneira mais espetacular na cidade de Ouro Preto, primeira capital da província de Minas Gerais.
OURO PRETO - http://www.webluxo.com.br/menu/turismo/ouro_preto.htm
A atividade arquitetônica no Brasil colonial começa a partir da década de 1530, quando a colonização ganha impulso com as Capitanias Hereditárias e a fundação das primeiras vilas. Outras cidades fundadas no século XVI, como Olinda (1535) e o Rio de Janeiro (1565), caracterizam-se por terem sido fundadas perto do mar mas sobre elevações do terreno, dividindo-se o povoamento em uma cidade alta e uma cidade baixa. De maneira geral a cidade alta abrigava a parte habitacional e administrativa e a parte baixa as áreas comercial e portuária. Essa disposição obedeceu a considerações de defesa, tendo em vista que nos primeiros tempos os assentamentos coloniais corriam constante risco de ataques de indígenas e europeus de outras nações. De fato, quase todos os primeiros povoados fundados pelos portugueses contavam com muros, paliçadas, baluartes e portas que controlavam o acesso ao interior.
O Surgimento da Residência Rural
Na segunda metade do século XVII, com um modelo agroindustrial monocultor da cana-de-açúcar em plena atividade, a casa no Brasil começou a tomar sua forma definitiva. Vários fatores já citados anteriormente influenciaram para a concepção dessa moradia, porém o mais importante deles foi sem dúvida o colonizador português, o qual foi capaz de criar uma cultura surpreendente nos trópicos: