Arquitetura neoclassica resenha
O estilo arquitetônico neoclássico segue o modelo dos templos greco-romanos, das construções do renascimento italiano na construção civil e em construções religiosas. Em outras palavras são obras que contêm frontões triangulares, colunas, pórticos, formas geométricas e materiais nobres.
Para o arquiteto Flavio Schiavon, do Baggio Schiavon Arquitetura, as principais características da arquitetura neoclássica são imponência, simetria e nobreza. “Em um projeto é preciso definir o embasamento, o corpo e principalmente o coroamento da obra”. Outra característica que reforça a estética neoclássica é a utilização de cores claras. Podemos encontrar exemplos dessas obras pelo mundo como: o Panteão, em Paris, e a Portão de Brandemburgo, em Berlim.
No Brasil, a arquitetura neoclássica chegou pela Academia Imperial de Belas Artes (RJ) e no início ficou restrita a órgãos oficiais e casas de praia das famílias com alto poder aquisitivo. Em Curitiba, a UFPR e a Sociedade Garibaldi, na Praça Garibaldi, revelam a forte influência do estilo neoclássico, com arcos romanos e frontão encimando. O Paço da Liberdade, totalmente revitalizado no ano de 2009, também apresenta detalhes neoclássicos em sua construção.
Hoje, a nobreza da arquitetura neoclássica é cada vez mais encontrada em empreendimentos de alto padrão das cidades brasileiras, um trabalho que exige muita dedicação e estudo por parte dos arquitetos.
Para valorizar o estilo neoclássico nos projetos de empreendimentos é preciso pesquisar a fundo os elementos clássicos, entender suas proporções, exercitar sua aplicação num edifício e evitar misturas ou simplificações, pois o clássico é puro e não aceita desaforos.” - Flavio Schiavon “
Para o arquiteto, o estilo aplicado nas obras