Resenha crítica -O clássico e suas transições históricas
RESENHA SOBRE O TEXTO o CLÁSSICO E SUAS TRANSIÇÕES HISTÓRICAS
RESENHA SOBRE O TEXTO o CLÁSSICO E SUAS TRANSIÇÕES HISTÓRICAS
1 OBRA
Mattos, Paula de Vicenza Fidelis Belfort; O Clássico e suas transições históricas; 2008; 19 p.
2 CREDENCIAIS DO ARTISTA Paula de Vicenza Fidelis Belfort Mattos, é doutora em história da arquitetura pela FAU/USP; mestre em artes visuais pelo instituto de artes da UNESP; Especialista em didática do ensino superior pela USJT, graduada em arquitetura e urbanismo pela instituição Moura Lacerda de ribeirão preto. Professora adjunta de história da arte em regime de tempo integral na USJT.
3 RESUMO O texto traduz as idéias e conhecimentos do autor sobre a história da arquitetura, o texto é constituído por várias partes onde conta e explica a trajetória da arte e da arquitetura. No capitulo inicial Mattos diz que, é possível encontrar construções clássicas em diversos momentos da história, até mesmo no mundo moderno. Estas, ao longo do tempo, variam em medidas, combinações e materiais construtivos, mas mantêm o desenho que identifica o período em que foi concebido, o período da Antiguidade grega.
No mundo grego, em que essa estrutura teve origem, prevaleceram sistematizadas três ordens diferentes de conjuntos arquitetônicos: a dórica, a jônica e a coríntia, e cada uma delas possui suas especificidades e aplicações, que variam de acordo com a função do espaço onde são aplicadas. A identificação dessas ordens dá-se pela estrutura da coluna, pelo desenho do capitel destas, pelo conjunto do entablamento que estas recebem e pelo seu frontão, que arremata todo o do conjunto.
Nas transformações ocorridas a partir da arquitetura clássica, a discussão sobre os modelos ideais foi constantemente reavaliada. Algumas vezes copiados nos mínimos detalhes e outras vezes reelaborados com grande inventividade.
A arquitetura