Arquitetura em TI
As empresas se defrontam com um mercado em crescente competitividade, todos os dias enfrentando desafios para sua evolução ou até mesmo para sua própria sobrevivência. Surgem novas idéias e produtos concorrentes, normalmente com uma estrutura interna enxuta e motivada, com isso obrigando as empresas a se renovarem frequentemente.
Devido a esses fatores as empresas necessitam permanecer em constantes processos de evolução e adaptação às novas realidades do negócio. A necessidade de velocidade e eficiência nestas adaptações obriga novos desafios, fazendo com que o relacionamento interno das áreas de negócio da empresa com a sua equipe de Tecnologia de Informação (TI) sejam ainda maiores.
As empresas de hoje tornaram-se dependentes de suas áreas de tecnologia para projetarem seus novos produtos, para produzi-los e relacioná-los com seus clientes e fornecedores, conduzindo e evoluindo seus processos internos cada vez mais. Uma área de TI ágil pode contribuir significativamente para que o negócio possa fazer frente aos desafios do mercado.
A Tecnologia de Informação mantém constante esforço para se manter atualizada, ferramentas e tecnologias se tornam obsoletas em pouco tempo, gerando impactos na capacitação e atualizações de hardware, software e mesmo das aplicações
Com base nos desafios anteriormente relacionados, a comunidade de computação tem trabalhado para melhorar os resultados produzidos pela TI, e garantir seu alinhamento com o negócio.
De acordo com todos esses processos citados que estão intimamente relacionados ao mercado de trabalho atual e com a tecnologia expansiva das empresas, trás consigo o desenvolvimento de áreas indispensáveis a Tecnologia de Informação como exemplo a Arquitetura, esta que surge não só para ajudar no lado técnico do desenvolvimento dos sistemas, como também para distinguir a empresa através de seus processos e serviços de negócio.
A arquitetura de software de um programa ou sistema computacional é a