Comparativo entre frameworks para arquitetura de ti
Ronnan del Rey Ramos de Melo
JUIZ DE FORA ABRIL, 2012
Comparativo entre frameworks para Arquitetura de TI
Ronnan del Rey Ramos de Melo
Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Ciência da Computação MBA em Gestão de Projetos de TI Orientador: Jairo Francisco de Souza
JUIZ DE FORA ABRIL, 2012
COMPARATIVO ENTRE FRAMEWORKS PARA ARQUITETURA DE TI
Ronnan del Rey Ramos de Melo
MONOGRAFIA SUBMETIDA AO CORPO DOCENTE DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA COMO PARTE INTEGRANTE DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE ESPECIALISTA EM GESTÃO DE PROJETOS DE TI.
JUIZ DE FORA, MG – BRASIL ABRIL, 2012
Resumo
Hoje em dia as empresas estão investindo cada vez mais em softwares, desenvolvimento interno, servidores e produtos com a expectativa em aumentar a produtividade, principalmente com ganho de tempo no acesso à informação. Porém, é muito comum encontrar departamentos de TI (Tecnologia da Informação) como departamentos reativos, ou seja, ocupados apenas com suporte e resolução de problemas e não com um departamento ativo e participativo, ou seja, posicionado estrategicamente para decisões a médio e longo prazo. Este trabalho teve o objetivo de realizar uma análise comparativa entre os principais frameworks utilizados para Arquitetura de TI a fim de aumentar a compreensão e facilitar o estudo crítico dessas ferramentas. Diante de um estudo de caso fictício, as metodologias abordadas foram TOGAF e Zachman e por fim concluiu-se que estes frameworks são complementares e precisam ser trabalhadas de forma mista.
Palavras-chave: arquitetura, tecnologia, informação, corporativo, frameworks, comparativo.
Abstract
Today, companies are increasingly investing in software, internal development, servers and products with the expectation to increase productivity, especially with time gain access to information.