Arquiteturas De TI Cloud Computing
A arquitetura de TI durante muitas décadas vem evoluindo significativamente de acordo com toda a evolução tecnológica que temos vivenciado. Contudo muitos recursos tornaram-se viáveis para um mercado em constante mutação.
As empresas tem buscado cada dia mais voltar ao modelo de TI centralizados, devido a corte de custos necessários em época de crises financeiras, Hoje, o que mais uma empresa busca quando pensa no departamento de TI é otimizar custos e buscar o melhor desempenho. Muitas opções sempre estarão no mercado e esse mercado costuma seguir as tendências da tecnologia.
Analisando sobre o custo e o desempenho que são imprescindíveis para a viabilidade de utilização de determinados recursos, no quesito Arquitetura de TI, o mercado segue uma tendência irrevogável, a centralização, buscando deixar os ativos em tecnologia num mesmo local, facilitando o seu desenvolvimento, a virtualização de servidores, a gestão dos dados armazenados, o chamado Cloud Computing, e a terceirização.
Falando especificamente do Modelo de Arquitetura de TI chamado de Cloud computing (computação em nuvem) veio como sendo o método que tem o objetivo de mediar a centralização e a descentralização da Arquitetura de TI. Por ser baseada em grandes repositórios de dados que se encontram “na nuvem”, é dita como centralizada, oferecendo serviços sobre demanda terceirizada, onde se paga pelo que usa, otimização dos recursos computacionais e flexibilidade, reduzindo consideravelmente grandes custos desse Departamento.
A tendência é e sempre será acompanhar o mercado e nesse quesito o desenvolvimento dos Departamentos de TI está caminhando conforme o desenvolvimento e surgimento das novas tecnologias.