Texto de Opinião
1. Defina que opinião irá defender. De acordo com Bucci, antes de começar a escrever um artigo de opinião, o estudante deve definir o tema que deseja abordar com o texto. “Um artigo nada mais é do que a defesa de uma ideia. Por isso, é muito importante o jovem ter em mente o que pretende escrever e começar a reunir os argumentos necessários para criar essa defesa”, disse. No caso do Concurso Tempos de Escola, os estudantes deverão escrever sobre a importância da leitura em sua vida. O jornalista ressalta, ainda, que é preciso ter uma opinião formatada. “Para escrever artigos de opinião, é obrigatório tê-la. E ter opinião é difícil, é muito raro. Normalmente, o que temos por aí são repetidores de opinião”.
2. Monte uma sequência de argumentos. Como toda defesa de opinião depende de argumentos, Bucci recomenda que o aluno defina uma sequência para conduzir sua tese. “Cada parágrafo deve conter um argumento, incorporando o anterior e preparando o seguinte. Como se pode ver, um artigo de opinião é construído, é preparado, não é algo que sai assim, sem mais nem menos, da cabeça do autor. O bom artigo de opinião é escrito e reescrito várias vezes antes de ser publicado”, explicou.
3. Evite escrever em primeira pessoa. Por mais que o objetivo do artigo seja defender uma opinião, o jornalista sugere que o aluno evite escrever em primeira pessoa. “A primeira pessoa pode até atrapalhar. Se você quer convencer alguém de alguma coisa, tente não ficar falando de você mesmo o tempo todo”. Outro ponto importante, lembra Bucci, é tomar cuidado para não misturar os tempos verbais.
4. Seja claro para o leitor. O professor recomenda que, ao escrever, o aluno sempre tenha em mente quem irá ler o artigo. “As principais características de um artigo de opinião são: clareza, elegância e simplicidade na argumentação. Ideias boas são lógicas. Lembre-se, diante de um bom artigo de opinião, quem deve se sentir inteligente é o leitor, não você”, explicou.
5. Busque