texto poético e de opinião
Título
Muitas vezes antecipa a opinião do autor ou o assunto que está a ser considerado.
Introdução
Identificação do assunto/tema, algumas vezes sob a forma de pergunta.
Desenvolvimento
Análise do tema
Apresentação de informação pertinente sobre o assunto.
Tomada de posição: o autor apresenta os seus pontos de vista e afirma claramente a sua opinião. Tomar posição é não ser neutro face a uma realidade, mas estar a favor ou contra alguma coisa.
Argumentação: conjunto de razões apresentadas pelo autor para sustentar a sua posição pessoal e atingir o seu objectivo.
Conclusão
No fim do seu trabalho, o autor resume a sua argumentação e demonstra de que forma esta justifica a sua tomada de posição.
Etimologicamente, o termo poesia provém do grego e significa criar. A poesia é, neste sentido, a criação por excelência e o poeta o seu criador.
O texto poético espelha um trabalho criativo da linguagem, definindo-se pela sua natureza estética e dimensão literária. Aqui existe uma preocupação em ultrapassar o imediatismo, a utilidade prática da língua e o mundo objectivo e exterior. Na verdade, o texto poético exprime o estado de alma do poeta, isto é, o seu mundo interior. O seu discurso é claramente emotivo e redundante, isto é, repetitivo, pois pretende intensificar a emoção, em vez de acrescentar informação.
O texto poético distingue-se do texto narrativo, entre outros aspectos, por ser estático.
Como diz Clara Rocha, “Ao contrário da narrativa que nos conta uma história e é dinâmica, o poema lírico exprime emoções.”.
Proposta de análise de um texto poético
1) Compreensão do texto
a) Ler atentamente o poema
- percebendo a ligação entre os versos quando ela existe.
b) Delimitar o poema em partes lógicas:
- identificando o conteúdo de cada parte através de expressões-chave;