Arquitetura de São Paulo
1889 - Secretaria da Agricultura
http://www.aprenda450anos.com.br
Projetado por Ramos de Azevedo, foi construído no pátio do colégio, com alvenaria de tijolos e estilo eclético com elementos classicistas. Conta com um pátio interno com cobertura de ferro e vidro.
1889 - A areia, o tijolo e o cal eram os materiais que podiam ser conseguidos de imediato para as construções que aconteciam. A areia era de fácil obtenção, era tirada principalmente do fundo dos rios.
1890 - As estruturas metálicas não foram tão utilizadas em São Paulo com em outros estados Brasileiros, já que a alvenaria de tijolos tomava conta das construções. Ainda assim o sistema estrutural era encontrado em algumas construções da cidade.
1890 - Mercado rua São João
Arquitetura de ferro e arquitetura ferroviária em São Paulo – Beatriz Mugayar Kuhl (Ateliê Editorial, 1998)
Primeira obra municipal inaugurada no regime republicano foi construída em estrutura de ferro e fechado nas laterais com chapas de aço galvanizado, utilizando o sistema Danly. Sistema construtivo constituído por paredes duplas autoportantes, executadas em chapas prensadas de ferro galvanizado, com orifícios nas partes inferior e superior de tal forma que o ar circulava forçosamente no sentido ascendente, diminuindo a temperatura interna.
1890 – As alvenarias de tijolos superam os tradicionais matérias de construção utilizados ate então.
1890 - Escola Modelo do Brás
O edifício também projetado por Ramos de Azevedo foi construído de alvenaria de tijolos e cobertura de madeira com telhas francesas, já ocultadas pelo uso da platibanda.
1891 – Residência Ramos de Azevedo
A residência do arquiteto Ramos de Azevedo está situada esta localizada na Rua Vergueiro, a construção é em alvenaria de tijolos revestida com pintura, simulando aparelho de tijolos policromados. Possui elementos neoclássicos e ecléticos
1892 - Outro material entrou no mercado foi à chamada pedra artificial. O tijolo de pedra artificial não foi