NETTO, João T.C. A construção do sentido na arquitetura. Coleção Debates arquitetura. Editora Perspectiva. São Paulo, 1979.
I. O sentido do espaço:
I.3.Eixos organizadores do sentido do espaço
(pp. 29 – 91). Primeiro Capítulo.
NETTO, João T.C. A construção do sentido na arquitetura.
Coleção Debates arquitetura. Editora Perspectiva. São Paulo, 1979.
Enfoque: O entendimento do significado da arquitetura, tomando como base o estudo dos eixos organizadores do sentido do espaço.
1º eixo do espaço arquitetural: Espaço interior x Espaço exterior.
Para o autor, "Quando se pensa arquitetura, pensa-se nas três dimensões".
(NETTO, JOÃO T.C.), 1979, p. 29.
“A geometria, a representação geométrica será mesmo essencial a todo pensamento analítico (e a arquitetura é uma forma desse pensamento), mas deter-se nela e partir dela para definir o espaço arquitetural e a arquitetura é não descer às bases mesmas do pensamento sobre espaço que, apenas numa segunda operação, irá requerer ou não a esquematização geométrica." (NETTO, JOÃO T.C.), 1979, p. 30.
Segundo NETTO, João T.C. (1979, p. 30), “O confronto entre ambos e a passagem de um Espaço Interior para um Espaço Exterior constitui realmente a noção e a operação de manipulação do Espaço mais importante para o homem, desde os tempos pré-históricos em que a sociedade nem existia.”
“Existe efetivamente uma tendência acentuada no sentido de atribuir à arquitetura a preocupação primeira e fundamental de lidar com o interior (falando-se aqui não apenas do interior e exterior como dois elementos distintos, ex.: rua = exterior; casa = interior - mas como dois aspectos de um mesmo elemento, ex.: a parte interior e a parte exterior de uma mesma casa)." (NETTO, JOÃO T.C.), 1979, p. 31.
Segundo NETTO, João T.C. (1979, p.32), "através dos séculos: desde a concepção de uma casa egípcia (não de um templo egípcio) da XX dinastia (aprox. 1198 a.C.), passando pela casa pompeana (79 d.C.), até o período romântico (séculos XI, XII) obedeceu-se a essa orientação de manipular por excelência um Espaço interior concebido como