Arquitetura de marcas
O que é Marca?
Segundo Kotler, as marcas não são produtos de uma natureza particular mas, e acima de tudo, “a promessa do vendedor em fornecer um conjunto de características, benefícios e serviços aos compradores”. Marca é um nome, termo, símbolo, desenho - ou uma contribuição desses elementos - que deve identificar os bens ou serviços de uma empresa ou grupo de empresas e diferenciá-los da concorrência. E assim sendo, uma marca permite não só identificar um produto ou serviço, mas incorpora um conjunto de valores e atributos intangíveis, relevantes para o consumidor e que contribuíam para diferenciar a oferta e motivar à compra.
Quantidade x Qualidade
MARCAS FORTES
1)Facilitam a aquisição de novos consumidores (volume) e permitem precificação premium 2)Aumentam lealdade ao estender o ciclo de vida do Consumidor
3)Conseguem transitar por vários produtos ou categorias
A literatura
Arquitetura de marca significa articular todas as marcas da empresa de tal maneira que funcionem juntas e gerem mensagens claras, sinergia e impacto”, David Aaker sugere que as empresas associem a MARCA a ESTRATÉGIA. “ Nada de foco ou posicionamento. O que importa é a arquitetura da marca e tudo que dela deriva.”
Na prática...
Arquitetura de marca é um sistema que organiza e gerencia as marcas e suas submarcas com base no papel de cada uma delas, na relação da empresa com seu mercado.
“É a forma como uma companhia estrutura e dá nomes as suas marcas e como todos os nomes de marca se relacionam uns com os outros”. ou simplesmente... “Articular as marcas de uma empresa sob o ponto de vista do público que consome a oferta”
Por que ?
• • • • Porque impacta nos resultados. Criar e manter uma marca custa caro. Porque marcas são decisões de vida longa. Ao criar uma marca a ideia é que ela dure pelo maior tempo possível. Porque são decisões difíceis de reverter. Porque são trade-offs. Otimizar o portfolio de marcas quer dizer