Arquitetura da Felicidade - Gosto se discute
ARQUITETURA E URBANISMO
ESTÉTICA
Professor Álvaro Sérgio Jatobá Vasconcelos
ALUNA
Vanilze Leopoldina Cruz Andrade
Arquitetura da Felicidade
Episódio 2 - Gosto se discute
Estética II – 6º Período
MARÇO 2014
Arquitetura da Felicidade
Gosto se discute
“Arquitetura e felicidade – Gosto se discute” é o segundo vídeo da série de Alain de Botton, filmado em 2006. Alain de Botton nasceu em 20 de dezembro de 1969, em Zurique, Suíça. É escritor e residente em Londres e ficou famoso por popularizar a filosofia e divulgar seu uso na vida cotidiana. Ele escreve livros e ensaios, expondo tanto suas ideias e experiências quanto a de artistas, filósofos e pensadores.
Neste vídeo, ele afirma que há algo de errado com as casas de hoje. Surge a questão: O que é uma casa bonita? O que é belo e o que não é?
Gosto se discute. Esta definição varia de acordo com o ponto de vista do observador. Para um esteca, a estética é mais importante que o conforto. Stephan Caloway considera que o “feio” chega a ser doloroso. A beleza afeta o estado de espírito e a felicidade. Para ele o belo é a Itália renascentista e não uma cidade cheia de pedestres e sujeira. Esta ideia de belo tem apoio das religiões onde a arquitetura dá uma morada de repositórios de sentimentos e ideias valiosos.
Há 4.000 anos, britânicos em Wilshire construíram câmaras mortuárias que lhes passam reverência, lembrança e honra. Esta arquitetura simples e antiga faz sua ligação com seu “Deus”. Já os renascentistas afirmavam que a beleza podia transformar nossas almas, tornando-nos pessoas diferente, melhores. O mosteiro São Bernardo, reconstruído no século XIX – tinha estilo e designer. Os monges acreditam que o lugar onde a pessoa está influencia suas crenças. O simples os atrai, não distrai sua mente. O que vemos podem nos influenciar muito.
Até mesmo no Islã, a beleza é a manifestação de fé. O ambiente bonito pode torná-lo