Graduado
Campus Cariri
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Corrosão
Roberto André D’Alessandro Gaspar
Afonso Henrique L. B. de Oliveira
Thiago Nunes Rodrigues
CORROSÃO
RESERVATÓRIO DE PETRÓLEO
Juazeiro do Norte, 31 de Janeiro de 2013
INTRODUÇÃO
Um reservatório é um recipiente destinado a armazenar fluidos à pressão atmosférica e a pressões superiores à atmosférica.
Na indústria de petróleo, a maior parte dos reservatórios de armazenamento são construídos de acordo com os requisitos definidos pelo código americano API 650 e O aço-carbono tem sido o material mais empregado. Estes reservatórios podem ter dimensões variadas, indo desde 2 ou 3 m de diâmetro até 50 m ou mais. A sua construção pode ser feita com tecto fixo ou flutuante, interno ou externo, dependendo sempre das características e o tipo de produto a armazenar. É de extrema importância realizarem-se, de forma regular e periódica, a verificação e limpeza das estruturas e equipamentos utilizados para armazenar os produtos. Desta forma, garante-se que as características dos produtos não se alteram, bem como, evitar-se ou amenizar-se a possibilidade de contaminação do meio ambiente por corrosão dos reservatórios.
Os reservatórios de combustíveis estão sujeitos à corrosão interna e externa, pelos produtos e pelas condições ambientais respectivamente. Os riscos de poluição ocasionados pelos vazamentos vão depender das condições hidrogeológicas locais.
OBJETIVO
O conhecimento dos princípios da corrosão em reservatórios de petróleo e da proteção anticorrosiva, bem como de sua adequação prática no campo da engenharia com os avanços tecnológicos de novos materiais, novos processos possibilitam minimizar os efeitos da corrosão. Nos reservatórios (Figura 1), a corrosão gera elevados custos pois implica em contaminações, poluição ambiental, comprometimento da segurança,