Estética e industria cultural
Estética
Estética é o ramo da Filosofia dedicado à reflexão sobre a beleza e as artes em geral. Ocupa-se do estudo das formas de percepção daquilo que é belo, bem como dos efeitos provocados pela beleza no homem, seja no plano dos sentimentos, seja no pensamento.
Na antiguidade a estética era estudada fundida com a lógica e a ética. O belo, o bom e o verdadeiro formavam uma unidade com a obra. A essência do belo seria alcançada identificando-o com o bom, tendo em conta os valores morais.
A estética estuda também a arte, estabelecendo uma crítica à estrutura e construção do objeto, dentro do âmbito da estética prática ou particular.
Pensando assim, podemos afirmar que a estética discute o gosto, um conceito ligado ao julgamento dos objetos pela sensibilidade, conhecimento e reconhecimento.
Concepções categorizadas pelo senso comum como preferência, mas que depende de valores, contextos, momentos históricos; estando subordinada igualmente à política e ideologia.
O gosto, por sua vez, remete a questão da definição de belo, uma discussão filosófica que se arrasta desde a antiguidade.
O conceito de arte
Nem tudo que é belo pode ser considerado arte, por outro lado, o repugnante ou feio pode ser artístico. O que demonstra que arte está localizada em uma esfera para além do belo. Portanto, cabe perguntar o que é arte? Em linhas gerais, várias definições para arte são possíveis, isto dado à própria subjetividade de sua conceituação, até porque esta sofreu alterações