Arquiteto Frank Gehry
- Dados sobre a obra, arquiteto e data da construção
Frank Gehry é considerado um dos arquitetos mais importantes e influentes do mundo e é internacionalmente famoso por sua arquitetura pessoal, que incorpora novas formas e materiais e é particularmente sensível ao seu ambiente. O Museu Guggenheim de Bilbao é uma de suas obras mais conhecidas.
Gehry ganhou o prêmio de maior prestígio no campo da arquitetura, como o Pritzker em 1989 e o Prêmio Imperial Japonês em 1992. Atualmente, seu estúdio, Gehry Partners LLP, está localizado em Los Angeles e ele continua a projetar e dirigir projetos para clientes em todo o mundo.
O Museu Guggenheim de Bilbao foi projetado por Frank Gehry e é um magnífico exemplo da arquitetura desconstrutivista do século XX. Com 24.000 m², dos quais 11.000 são destinados a espaço de exposição. O prédio é um marco arquitetônico para a sua configuração de design inovador, formando um cenário perfeito para exposições de arte.
No geral, o projeto de Gehry cria uma estrutura escultural que se integra perfeitamente com a malha urbana de Bilbao e seus arredores. 2 – Arquitetura da obra analisada
- Conceito e Partido Arquitetônico adotados
Inspirado nas formas e texturas de um peixe, pode ser considerada uma escultura, uma obra de arte em si. As formas não têm nenhuma razão geométrica ou governado por qualquer lei. O museu lembra o passado industrial e do porto de Bilbao. Suas indústrias tradicionais, metalurgia e construção naval estão presentes nos materiais e formas: de titânio e aço, velas, barcos e peixes.
Consiste de uma série de volumes interligados. São pedras ortogonais revestidas por uma pele de titânio metálico e a ligação entre os volumes é dada pela camada de vidro. O museu é parte da cidade, tanto pela sua altura, quanto pelos materiais utilizados. Para ser abaixo da elevação da cidade, não exceda os restantes edifícios. Calcário, areia tom foi