Frank Owen Gehry
Frank Owen Gehry é um arquiteto canadense naturalizado norteamericano, ganhador do Pritzker Prize, que é tido como o Nobel da arquitetura, é um dos mais famosos e enigmáticos arquitetos do mundo, reverenciado por seu estilo desconstrutivista e uso inventivo de diferentes materiais em formas arrojadas O artista pós-mordenista possui criações exóticas que desafiam as leis da física, misturando beleza e tecnologia onde exige-se cálculos precisos. Sua arquitetura é formalista, escultural, pictória, apresentando frequentemente curvas feitas em metal.
Ficou conhecido no mundo por suas obras exuberantes, principalmente depois de projetar o famoso Museu Guggenheim, situado em Bilbao e o Walt
Disney Concert Hall.
Frank Gehry
Nascido em 1929 em Toronto, Ontario, numa família judaica, naturalizado norte-americano, antes da Arquitetura, estudou Artes Plásticas, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela University of souther California e em Planejamento Urbano pela Harvard University, Gehry iniciou sua carreira e produção em Los Angeles, no ano de 1962, com o escritório até então intitulado Frank O. Gehry and Associates.
Em 1979 a Gehry & Krueger Inc. sucedeu seu antigo escritório para em
2002, fundar a Gehry Partner, sociedade que auxilia o desenvolvimento dos projetos desenhados pelo próprio Gehry e que conta com os seguintes sócios:
Brian Aamoth, Terry Bell, John Bowers, Edwin Chan, Jennifer Ehrman, Berta
Gehry, Meaghan Lloyd, Tensho Takemori, Laurence Tighe e Craig Webb.
Vencedor do Prêmio Prietzker em 1989, que é considerado o Nobel da arquitetura. Caracterizado como pós-mordenista, possui um estilo desconstrutivista de projetar começou a emergir por volta da década de 70 quando, impulsionado por uma visão particular de ver a arquitetura passou a ousar na composição entre diferentes materiais e formas. Passou do concreto maciço à utilização de madeira compensada e placas de aço para a criação de não apenas prédios, mas sim, verdadeiras esculturas funcionais.