Arquitetando
A Villa Capra, também conhecida como Villa Rotonda, Villa Capra detta La Rotonda, Villa Almerico-Capra ou Villa Capra-Valmarana, é uma das mais belas e famosas villas de Andrea Palladio (1508 - 1580) e provavelmente de todas as villas do Veneto, sendo um dos mais celebrados edifícios da História da Arquitetura da época moderna. É uma residência de campo aristocrática, perto de Vicenza, Itália, construída a partir de 1566. O nome "Capra" deriva do apelido dos dois irmãos que completaram o edifício, depois de lhes ter sido cedido em 1591.
A Villa Capra ilustra perfeitamente a significação do classicismo. É definida por um bloco quadrado, encimado por uma cúpula e apresentando nas quatro fachadas pórticos idênticos, a modo de frontarias de templo. A Villa Rotonda (Casa Redonda) tem quatro lados rigorosamente idênticos, cada qual com um pórtico e forma de fachada de templo, agrupados em torno de um amplo átrio que recorda o Panteão Romano.
O projeto foi muito copiado e deu nascimento ao tão propalado Estilo Palladiano.
Essa obra é um marco da época moderna, é bastante geométrica e modulada, suas formas são extremamente simples (quadrados, círculos e retângulos de frações simples). A planta baixa é um quadrado no qual está inserido um círculo. A altura interna equivale à largura da base, o que faz com que a obra esteja inserida em um cubo perfeito.
ENTORNO / SÍTIO
Dos pórticos é possível apreciar a maravilhosa vista do campo circundante, dado que a Villa foi conscientemente projetada para estar em perfeita harmonia com a paisagem.
Apesar de a Villa Capra parecer completamente simétrica, existem linhas desviadas, projetadas para que cada fachada fosse um complemento do ambiente e da topografia circundante. Foi construída em cima de uma pequena colina, porém, cada vez que vai chegando mais próximo da Villa, o terreno se torna plano.
O ambiente circundante à Villa oferece uma visão panorâmica de árvores, prados e pequenos bosques, com Vicenza