Arqueologia
A ciência que estuda a vida e cultura dos povos antigos por meio de escavações ou através de documentos, monumentos etc., Estuda as sociedades, podendo ser tanto as que ainda existem, quanto as já extintas, através de seus restos materiais, sejam estes móveis ou objetos imóveis (como as estruturas arquitetônicas).
Podemos definir a arqueologia como uma ciência que estuda o passado. A partir desta ciência, o arqueólogo identifica objetos que pertenceram aos povos do passado, como: fragmentos de cerâmica, ferramentas em pedra, instrumentos de caça e pesca, restos de alimentos, ossos, restos de habitações, dentre outros achados.
A palavra ARQUEOLOGIA tem origem grega, em que Archaios significa passado / antigo e, Logos significa ciência / estudo. Somando-se estas duas palavras, podemos definir a Arqueologia como a ciência que estuda o passado.
O arqueólogo para estudar as descobertas arqueológicas utiliza métodos específicos da arqueologia e de outras ciências para interpretar os vestígios encontrados.
O arqueólogo para realizar seu trabalho, lança mão de diversos procedimentos. Em campo, procura identificar e escavar sítios arqueológicos, onde documenta estruturas e coleta objetos que pertenceram ao cotidiano de uma determinada sociedade.
Muitas vezes, são estranhos os sinais, gravados ou pintados nas pedras, outras vezes, misturados com terra surgem pedaços de panela de barro, conchas, ossos de animais ou mesmo, esqueletos humanos podem ser ainda, fragmento de pedra que parecem iguais a todas as outras mais estas, são especiais, foi o homem que em um passado remoto as lascou, realizando um trabalho cujos vestígios poderão ser encontrados um dia a partir de um trabalho minucioso e delicado, realizado pelo arqueólogo, que vai expor, através de escavações arqueológicas, uma parte dos acontecimentos que ocorreram, ali onde aqueles vestígios foram em encontrados.
Em seguida, o arqueólogo inicia a fase de estudos e trabalhos