Aromatizante
INTRODUÇÃO
Os alimentos devem obrigatoriamente possuir sabor agradável, para que sejam consumidos em quantidades adequadas por períodos prolongados de tempo.
Os aromatizantes estão situados no mesmo nível de importância quanto os macronutrientes ( proteínas, gorduras e carboidratos) e micronutrientes (vitaminas e minerais), devendo ser considerados como componentes essenciais da alimentação humana.
O termo flavorizante é utilizado com o significado de aromatizante. Flavor é sinônimo de sabor e aromatizante. Aromatizantes tem a maior variedade.
DEFINIÇÃO
Definição da legislação brasileira (Resolução nº 114, de 14.05.1999 da ANVISA):
“Aromatizantes são as substâncias ou as misturas de substâncias com propriedades odoríferas ou sápidas, capazes de conferir ou intensificar o aroma ou sabor dos alimentos. Excluem-se desta definição os produtos que conferem exclusivamente o sabor doce, salgado ou ácido; e as substâncias alimentícias ou produtos normalmente consumidos como tal, com ou sem reconstituição”.
FUNÇÃO
Os aromatizantes são utilizados com uma ou mais das seguintes funções:
Caracterização, melhoramento, padronização, reconstituição, mascaramento de aromas/sabores indesejáveis.
CLASSIFICAÇÃO
Os aromatizantes são constituídos por uma parte ativa ( as substâncias e produtos aromatizantes), veículos ou suportes (solventes) e substâncias auxiliares.
Os materiais componentes da parte ativa podem ser classificados como pertencendo a uma das seguintes categorias:
- Matéria prima: aromatizantes natural: produto de origem animal ou vegetal, utilizado para consumo humano.
Ex.: frutas, suco de frutas, vinhos, vinagres, carnes, queijos, castanhas, ervas, especiarias, favas de baunilha.
- Produto aromatizante natural: preparação concentrada de composição complexa, obtida a partir de matérias primas aromatizantes naturais por processos físicos adequados.
Ex.: infusões, extratos, óleos essenciais, óleos-resina,