armazenagem
Prof: Nathalia
Armazenagem e movimentação de produtos
Aluno (s): Rodrigo da Silva Lima, Josefa Noelma
ADM 1011- 7° periodo
Recife, Junho de 2013
Armazenagem e movimentação de produtos.
A armazenagem e movimentação de produtos, dependendo das condições de mercado e da forma de atuação da empresa, é considerada uma atividade prioritária ou de segunda importância. Movimentação é o setor encarregado do controle e normalização das transações de recebimento, fornecimento, devoluções, transferência de matérias e qualquer outro tipo de movimentações de entrada e saída de matérias. Armazenagem é um conjunto de funções de recepções, descargas, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas, produtos acabados ou semiacabados. São vários os objetivos que a armazenagem proporciona as empresas, como: guardar a mercadoria por um certo tempo, evitar que falte produtos para a empresa dar continuidade a seus serviços, ter um estoque de segurança se caso os fornecedores atrasarem ou qualquer imprevisto que venham a aparecer.
Dentro da armazenagem, temos outro tipo de atividade que é a movimentação, que é preciso definir o tipo que será adotado, pois esse item condiciona os espaços livres (corredores), a forma de estocagem, a altura das pilhas e etc. Mesmo com algumas vantagens mostradas anteriormente, sabemos que essa atividade logística custa dinheiro para as organizações, e não são poucos. Por isso as empresas tentam reduzir seus níveis ao máximo sem prejudicar o nível de serviço do sistema (falta de produtos).
Dentro do armazém, no entanto, existem pontos mais acessíveis e outros mais distante que obrigam a movimentação mais demorada e por isso mais custosas. Uma das maiores dificuldades na armazenagem e na movimentação de produtos é a forma de como os produtos vão ficar estocados, buscando que fiquem igualmente ordenados e que tenham o menor nível de avaria e perdas possíveis.
Essas atividades dão