teorida da adm
Mostre-me outra»
Estudo de caso - A promoção de Marcelo. Vide abaixo.?
Marcelo Gonçalves é um engenheiro bem-sucedido e foi promovido a Gerente do Departamento de Novos Produtos da Eletromecânica Paraíso. Está feliz, mas preocupado. Sempre trabalhou com coisas concretas e medidas exatas: novos produtos, especificações, protótipos, etc. Nunca lidou com situações abstratas e nem com pessoas. Agora lida com uma equipe de 30 funcionários. Sua maneira lógica, matemática e quantitativa deve ser substituída por uma maneira abrangente, flexível, psicológica e humana.
Marcelo não tem a menor idéia sobre como gerir o departamento, nem como conduzir sua equipe. POR ONDE MARCELO DEVERIA COMEÇAR?
Melhor resposta - Escolhida por votação
Bom, ninguém assume um cargo destes de imediato. Primeiramente, a pessoa é introduzida no departamento acompanhada por alguém experiente, que conheça bem o departamento. Pode ser mesmo o ex-gerente, a pessoa que ocupava o mesmo cargo, se ela tiver saído em paz e tiver mesmo competência para tal. Marcelo deve também se qualificar para a gestão de pessoas, deve fazer cursos para este fim, deve ler, buscar conhecimento para trabalahar com pessoas. No início, ele deve ouvir bastante, prestar atenção, ter humildade para aprender e, aos poucos ir assumindo sua posição. È importante conhecer a realidade do departamento, sua rotina, a cultura, o modo como as pessoas trabalham.È importante respeitar as pessoas para ser também respeitado. A partir daí, é traçar metas para ter um bom desempenho em sua função de modo a ter a participação de todos. Quanto ao estilo de gerência, vai depender do jeito de ser do Marcelo e do jeito de ser da organização. As decisões devem ser tomadas com cuidado, em conformidade com a cultura da organização.
Outras Respostas (1)
A palavra-chave é inteligência emocional!
Ele tem que ter um bom relacionamento com as pessoas, seja num simples bom dia ou um olá; tem que ser criativo, expansivo, ler