ARMAZENAGEM VERTICAL
Uma das atividades de importância na logística é a atividade de armazenagem vertical, que bem administrada reduz a ocupação da area dos armazéns. Este segmento logístico está sendo estudado como uma solução para os gargalos que as organizações encontram quando tem a necessidade de montar um centro de distribuição, como: os altos custos com a aquisição de terrenos, as leis ambientais vigentes e a mão-de-obra disponível. A armazenagem vertical tem como foco a redução nos custos com a movimentação, a guarda de materiais, a redução nos custos com edificações, o cumprimento das leis ambientais e também a redução significativa da mão-de-obra.
Este modelo de armazenagem dos produtos visa atender com eficiência ás especificações químicas e físicas de cada produto, ou seja, este serão armazenados respeitando as indicações recomenda pelos fabricantes.
Dentro do conceito de armazenagem, a verticalização dos espaços disponíveis é um dos conceitos aplicados pelos gestores de armazéns visando maximizar o aproveitamento total da área de estoques.
Muitas das oportunidades de obtenção de maiores espaços encontram-se atualmente na esfera da administração de materiais e a armazenagem é melhor forma de guarda, na qual se utiliza o espaço disponível do armazém nas três dimensões: comprimento, largura e altura. E dentro deste conceito, o setor de armazenagem é o que oferece economias significativas.
A organização de um depósito ou qualquer outra área destinada à armazenagem, é um dos principais fatores para um melhor aproveitamento de espaço físico refletindo positivamente em todo o processo logístico da empresa.
O uso do sistema de armazenagem, sejam elas para cargas manuais ou paletizadas operados por empilhadeiras ou qualquer outro equipamento de movimentação, tornou-se item ideal para a organização e em muitos casos a otimização do espaço de um armazém. Novos conceitos tecnológicos têm sido aplicados para conferir maior agilidade ao fluxo operacional de para