Armazen estrategica
SISTEMAS DIRETOS: PROBLEMAS: Gera movimentações irregulares de cargas fracionadas, limitação pelo alto custo do transporte.
TRANSIT DOINT: PROBLEMAS: É dependente da existência de volume suficiente para viabilizar o transporte de cargas consolidadas com uma freqüência regular. Quando não há escala para realizar entregas diárias, por exemplo, podem ser necessários procedimentos como a entrega programada, onde os pedidos de uma área geográfica são atendidos em determinados dias da semana.
CROSS DOCKING: PROBLEMAS: E preciso um alto nível de coordenação entre os participantes (fornecedores, transportadores) viabilizada pela utilização intensiva de sistemas de informação, como transmissão eletrônica de dados e identificação de produtos por código barra. Além disto, é de fundamental importância a existência de softwares de gerenciamento de armazenagem (WMS) para coordenar o intenso e rápido fluxo de produtos entre as docas.
A capacidade de planejamento antecipado e o seu cumprimento rigoroso permitem que a passagem do estoque pela instalação seja a mais breve possível. Quando há pouca coordenação, com falta de sincronismo entre os recebimentos das cargas, será necessário maior espaço para manter o estoque e os veículos poderão ter que aguardar maior tempo para ter sua carga completada.
MARGE IN TRANSIT: PROBLEMA além de levar a movimentações redundantes, apresenta um alto custo de estoque e um grande risco de obsolescência dado a