Armadura De Clave
Armadura de clave é um conjunto de alterações, sustenidos ou bemóis, que pertencem a uma escala. A armadura é grafada no começo de cada pauta, imediatamente após a clave.
A armadura informa quais notas serão sempre sustenizadas ou bemolizadas durante uma música, salvo indicação contraria por um acidente ocorrente.
Estas alterações se dividem em duas ordens, a ordem dos sustenidos e a ordem dos bemóis.
A ordem dos sutenidos é a ordem das alterações que regem as armaduras de clave de parte das escalas maiores. Esta ordem (fá#, dó#, sol#, ré#, lá#, mi# e si#) decorre do procedimento de construção das escalas.
Como reconhecer as escalas maiores através da armadura de clave com sustenidos?
Se você tem o nome da escala e quer saber quantos sustenidos ela possui, percorra a ordem dos sustenidos até encontrar o acidente correspondente à sétima nota da escala. Por exemplo, para saber quantos sustenidos tem a escala de mi maior, lembre que a sétima nota partindo de mi é ré, e depois percorra a ordem dos sustenidos até encontrar a nota ré (fá#, dó#, sol# e ré#). Portanto, a escala de mi maior terá 4 sustenidos.
Se você tem a armadura de clave e quer saber o nome da escala maior correspondente, lembre-se que o último acidente da armadura corresponde à alteração da sétima nota da escala, portanto, basta subir um semitom para se obter o nome da escala.
Armaduras de clave das escalas com sustenidos:
A ordem dos bemóis é a ordem das alterações que regem as armaduras de clave de parte das escalas maiores. Esta ordem (sib, mib, láb, réb, solb, dób e fáb) decorre do procedimento de construção das escalas.
Como reconhecer as escalas maiores através da armadura de clave com bemóis?
Se você tem o nome da escala e quer saber quantos bemóis ela possui, percorra a ordem dos sustenidos até encontrar o acidente correspondente à quarta nota da escala. Por exemplo, para saber quantos bemóis tem a escala de mib maior, lembre que a quarta nota de mib é lá,