evolução da teoria musical ocidental
Desde muito tempo, as diferentes civilizações não só vivenciam a experiência musical como também elaboram métodos e teorias capazes de padronizar um modo de se compor e pensar o universo musical, Não é possível saber o momento em que surgiu a escrita musical. O que se sabe é que só no Ocidente, a partir do séc. XI se desenvolveu um sistema de escrita musical extremamente completo, tornando-se um elemento muito importante para a prática musical. Porem, isso não significa que a música ocidental seja superior a qualquer outra, visto que mesmo há relatos que o sistema temperado, considerado uma grande conquista da música ocidental, já era conhecido por outros povos como os indianos, árabes e chineses que criaram um sistema musical muito elaborado, que por serem baseados na memória ou na improvisação, se perderam com o tempo.
Belém, (PA) 24 de abril de 2013.
Notação musical é o nome de qualquer sistema de escrita utilizado para representar graficamente uma peça musical, permitindo a uma melhor execução de obras musicais da maneira desejada pelo compositor. O sistema de notação gráfica ocidental é o sistema mais utilizado ultimamente. Diversos outros sistemas de notação existem e muitos deles também são usados na música moderna.
O sistema moderno teve suas origens nas neumas, símbolos que representavam as notas musicais em peças vocais do canto gregoriano, por volta do século VIII. Inicialmente, as neumas, eram posicionadas sobre as sílabas do texto e serviam como um lembrete da forma de execução para os que já conheciam a música. No entanto não era possível representar com precisão as alturas e durações das notas. Para resolver este problema as notas passaram a ser representadas com distâncias variáveis em relação a uma linha horizontal. Isto permitia representar as alturas. Este sistema evoluiu até uma pauta de quatro linhas,