Estudos de Sujidades Isoladores
Com
A.O(741)
Grupo: Erinaldo Silva, Jean Pierre, Paulo Marcos, Ronyere, Tarcísio Possidônio
Maceió, 29 de Abril de 2013
Temporizador
Com
A.O(741)
Trabalho apresentado, como
Pré-requisito de conclusão de período em engenharia elétrica da faculcade CESMAC orientado pelo professor André.
Centro de ensino superior de Maceió Alagoas – CESMAC
Maceió, 29 de Abril de 2013
Temporizadores
Um temporizador é um dispositivo capaz de medir o tempo, sendo um tipo de relógio especializado. Ele pode ser usado para controlar a sequência de um evento ou processo. Temporizadores podem ser mecânicos, eletromecânicos, digitais, ou mesmo programas de computador, uma vez que os computadores contêm relógios.
O temporizador é usado para provocar uma ação atrasada por um breve período após uma outra ação. Os temporizadores são similares aos outros relés de controle em que eles usam uma bobina para controlar a operação dos contatos. A diferença entre um relé de controle e um temporizador é que os contatos do temporizador demoram um determinado tempo ajustável para alterar seus contatos quando a bobina é energizada ou desenergizada. Os relés temporizados ou relés de atraso de tempo podem ser classificados em relé de on-delay ou de off-delay.
On-delay - Quando a bobina de um relé temporizado on-delay é energizada, os contatos mudam os estados depois de um tempo pré determinado.
Off-delay - Quando a bobina de um relé temporizado off-delay é energizada, os contatos mudam imediatamente os estados e depois de um tempo pré determinado voltam para a posição original.
Para a correta especificação de um temporizador é necessário observar os seguintes aspectos:
Escala de Tempo - significa o intervalo de tempo que este temporizador precisa ter para operar no sistema que ele será aplicado
Ex: 0-1min ou 0-30min ou 0-60min
Função - é o mesmo que dizer, como este temporizador irá operar, abaixo pode ser observadas as