Responsabilidade Civil Pós Contratual
Unidade Acadêmica de Ensino de Direito - UEDI
nome
RESPONSABILIDADE PÓS-CONTRATUAL
Sete Lagoas
nome
RESPONSABILIDADE PÓS-CONTRATUAL
Artigo apresentado à Unidade Acadêmica de >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>, como requisito parcial para obtenção da graduação em Direito.
Orientadora:
Área de concentração: Direito Civil
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS - UNIFEMM
Unidade Acadêmica de Ensino de Direito - UEDI
RESPONSABILIDADE PÓS-CONTRATUAL
NOME
Resumo: O presente artigo faz uma apresentação da responsabilidade civil, notadamente a responsabilidade pós-contratual. Para tanto, apresentar-se-á o histórico e o desenvolvimento da teoria da responsabilidade para, após, explicar os fundamentos da responsabilidade civil pós-contratual.
Abstract: This article is a presentation of liability, especially post-contractual liability. To do so, it will present the history and development of the theory of liability for, after explaining the fundamentals of post-contractual liability.
Palavras chave: Responsabilidade civil pós-contratual – boa fé objetiva - Constitucionalização do Direito Civil
Sumário: 1 Considerações sobre a responsabilidade: significado e importância 2 O Direito Civil Constitucional e a dignidade da pessoa humana 3 Diferença entre responsabilidade civil subjetiva e objetiva 3.1 Responsabilidade civil do Estado 4 Responsabilidade extracontratual e contratual 5 Responsabilidade pós-contratual 6 Conclusão Referências.
1 Considerações sobre a responsabilidade: significado e importância
A etimologia da palavra responsabilidade, consoante a doutrina de Gagliano e Panplona Filho (2003, p. 02), assume o seguinte significado:
A palavra “responsabilidade” tem sua origem no verbo latino respondere, significando a obrigação que alguém tem de assumir com as conseqüências jurídicas de sua atividade,