Todos
Os materiais cerâmicos, como qualquer outro tipo de material, têm uma série de propriedades que lhes são intrínsecas. Se, por um lado, as madeiras e os materiais sintéticos são isolantes térmicos, são também combustíveis, propagam com maior facilidade ácaros, bactérias, etc. Os materiais cerâmicos, por outro lado, têm uma série enorme de vantagens pelo fato de não serem combustíveis, serem, em geral, de fácil assepsia e termicamente mais adequados, especialmente para uso em regiões de clima quente.
No momento de escolher ou especificar um revestimento cerâmico, deve ser levado em conta quais são suas fragilidades e que cuidados devem ser tomados durante as fases de assentamento, uso e manutenção, para que se possa desfrutar por muitos anos de suas vantagens, sem que haja comprometimento estético dos ambientes.
É intrínseco aos materiais cerâmicos a fragilidade aos impactos. Assim, os produtos devem ser preservados de impactos em todas as fases: da estocagem ao transporte, manuseio, etc., até mesmo em seu uso cotidiano. Assim sendo, as áreas que usualmente são mais sujeitas a quedas de objetos podem ser protegidas por tapetes ou proteção similar.
A resistência a riscos dos revestimentos cerâmicos é variável. Porém, há uma maneira muito simples e rápida de avaliar o grau de sensibilidade dos diferentes produtos. Os de textura mais rústica, acetinada, com pouco ou ausência de brilho, são normalmente menos sensíveis aos riscos. Já os produtos brilhantes, com superfície especular (lisa) são mais sensíveis. Assim, estes necessitam de cuidados especiais desde o manuseio, no assentamento, no uso e na sua manutenção diária. Produtos com esta característica devem ser protegidos de contatos com sujidades abrasivas, especialmente areia. As áreas de acesso