Relatorio Acionamentos 2
Colégio Técnico Industrial de Santa Maria
Técnico Subsequente Eletromecânica
Disciplina de Acionamentos Elétricos
Relatório de Aula Prática
Chave de partida direta com reversão manual lenta
Prof. Marcos Daniel Zancan
Nome: João Silva
Turma: 337
Introdução:
O objetivo da aula de 28/3/12 foi montar os circuitos de comando e de força para uma chave de partida direta de um motor trifásico com reversão manual lenta. A estrutura do circuito era parecida com a do ultimo experimento, porem com a adição de mais um contator e mais um botão de partida. Para que o motor possa girar para os dois lados, ocorre a inversão de duas fases, mantendo uma ligada diretamente.
Desenvolvimento
Procedimento teórico:
Chave de partida direta com reversão de rotação
A chave de partida direta com reversão possui características semelhantes a chave de partida direta. Os contatores usados na montagem dessa chave possuem a categoria de emprego diferente dos utilizados na chave de partida direta, conforme as categorias de emprego mostradas nos anexos.
Quando a reversão é feita após o motor parar por completo, as curvas de corrente e torque em função da rotação ou escorregamento são idênticas ao gráfico mostrado da chave de partida direta. Porém, quando a comutação para reversão do motor ocorre com o motor em funcionamento, o tempo de corrente de rotor bloqueado (Ip) é maior. Este tempo corresponde ao tempo em que o motor custa a reduzir a rotação do valor nominal a zero RPM e inverter o sentido de rotação.
A inversão do sentido de rotação se dá através da inversão da sequência de fase aplicada ao motor. Para inverter o sentido de rotação se faz necessário alterar somente a posição de duas fases que alimentam o motor. A inversão da sequência de fase é feita através das conexões elétricas feita nos pólos de dois contatores como mostrado a seguir nos esquemas de força e comando.
Quando é feita a reversão do